quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Agué




























Aspectos Gerais


DIA: Quinta-feira.

DATA: 5 de outubro.

METAL: Estanho.

CORES: Verde e branco.

COMIDAS: Fumo, mel, milho vermelho, espigas regadas com mel.

SÍMBOLOS: Haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo (árvore estilizada).

ELEMENTOS: Floresta e plantam selvagens (terra).

REGIÃO DA ÁFRICA: Iraó.

PEDRA: Esmeralda.

FOLHAS: Peregun, são-gonçalinho, garobinha-mas toda as folhas são de Ossaim.

ODU QUE REGE: Egiloban.

DOMÍNIOS: Medicina e liturgia através das folhas.

SAUDAÇÃO: Ewé ó!


DARAZAN

Agué dá uma insaba [folha] a cada vodun!

Agué filho de Nawá e irmão de Bessen , Avinage e Aziri era o senhor das insabas , da ciência e das ervas.Ele é o vodun que conhece o segredo da cura e o mistério da vida.
Todos os voduns recorriam a Agué.
Para curar qualquer moléstia ,qualquer mal do corpo ,todos dependiam de Agué na luta contra doença , todos iam até a casa de Agué oferecer seus sacrifícios, em troca ele lhes dava preparados mágicos , banhos , chás , infusões , pomadas , abo ,curava as dores , as feridas , os sangramentos , os inchaços , as fraturas , curava as pestes , febres ,órgãos corrompidos , limpava as peles purulentas e o sangue pisado em fim limpava o corpo de todos os males .
Um dia Hevioso que era o Deus da justiça julgou que todos os voduns deveriam compartilhar o poder de Agué , conhecendo o segredo das ervas e o dom da cura , e que Agué dividisse suas insabas com os outros voduns mas ele se negou a dividir seus poderes Hevioso então ordenou que Vodunjó que soltasse seu ventoe gerasse um furacão e espalhasse todas as insabas para que as mesmas se dirigissem até o palácio de seu marido e lá ele pudesse distribui-las aos voduns mas Agué ordenou que as insabas voltassem dizendo as seguintes palavras :UEU UEU ASSAU e as insabas obedeceram as ordens de Agué quase todas voltaram para ele, as que já estavam em poder de Hevioso perderam asé e perderam o poder da cura .
O vodun rei que era a propria justiça admitiu a vitoria de Agué e entendeu que o pode das folhas devia ser exclusivo de Agué e que assim devia permanecer através dos séculos .
Agué com tudo deu uma insaba para cada vodun , deu um EWÊ para cada um deles . Cada insaba com seus asé e seus ófòs que são as cantigas de encantamento sem as quais as insabas não funcionam .Agué distribuiu as insabas aos voduns para que eles não mais o invejassem. Eles também podiam realizar proezas com as insabas , mas o segredo mais profundo Agué guardou para si.
Agué não conta seus segredos para ninguém .Agué nem mesmo fala !.Quem fala por ele é seu criado ARONÍ. Os voduns ficaram gratos a Agué e sempre o reverenciaram quando usam suas insabas com a palavra AGUÉÒ




Características dos filhos de Agué

Os filho de Agué são pessoas extremamente equilibradas e cautelosas, que não permitem que suas simpatias ou antipatias interfiram em suas opiniões sobre os outros. Controlam perfeitamente seus sentimentos e emoções. Possuem grande capacidade de discernimento e são frios e racionais em suas decisões.

São pessoas extremamente reservadas, não se metem em questões que não lhe dizem respeito. Participam de pocas atividades sociais, preferindo o isolamento. Elas evitam falar sobre sua vida, sobre seu passado, preferem manter certa aura de mistério. Geralmente, não têm nada de mais a esconder, mas desejam manter reserva.

Pressa e ansiedade não fazem parte de suas características, pois são pessoas detalhistas e caprichosas no cumprimento de suas tarefas. Possuem gosto por atividades artesanais que exigem isolamento e paciência; não gostam de ter chefe nem subalternos, não se prendem a horários, apreciam a independência para fazer o que gostam na hora que querem. São pessoas fascinadas com as regras e tradições, adoram questioná-las. Possuem um gosto exacerbado pela religiosidade

2 comentários:

DOFONO D´LISSA disse...

OI, KOLOFÉ.
GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O CRIADO DE AGUÉ, ARONI, PELO QUE ENTENDI AGUÉ ÑÃO FALA, LOGO SERÁ QUE VOCÊ PODERIA EXPLICAR MELHOR SOBRE ISSO.
COMO QUE AGUÉ SOLTA O SEU ILÁ, UMA VEZ QUE ELE MESMO NÃO FALA!
OLORUM BACIFUÓ!

sacerdotiza cristina de nawá/ekedi giselle/dofono junior de otolú disse...

bom dia kolofe para vc tbm

ague nao fala realmente mas não é mudo logo ele emite sons e é assim que ele se comunica com seu criado