quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Avinage




























Aspectos Gerais


DIA: Segunda-feira

DATA:16 de Agosto

METAL: Chumbo

CORES: Preto, branco e vermelho.

COMIDAS: Pipoca (deburu), abado, mostarda (latipá), aberém.

SÍMBOLOS: Xaxará ou Íleo, lança de madeira, lagidibá.

ELEMENTOS: Terra e fogo do interior da Terra.

REGIÃO DA ÁFRICA: Empé ou Mahi (no ex-Daomé)

PEDRA: Turmalina negra.

FOLHAS: Canela-de-velha, picão, erva-de-bicho, velame, manjericão roxo, barba-de-velho, mamona.

ODU QUE REGE: Odi, Etaogundá, Obeogundá.

DOMÍNIOS: Doenças epidêmicas, cura de doenças, saúde, vida e morte.

SAUDAÇÃO: Atotoó!!!

DARAZAN


Avinage que era filho de Nawa e Olissa nasceu com chagas e foi abandonado por sua mãe em uma tapera na beira da praia. Tobossi vendo aquela criança pegou e lavou-o nas águas do mar o enrolou numa roupa de ráfia para que o pano não grudasse na ferida , e assim tobossi curou as chagas de Avinage que cresceu naquela tapera , sempre com o corpo e o rosto coberto com palha para esconder as marcas deixadas pelas chagas. Um dia Vodunjó que era muito curiosa queria saber o que escondia em baixo daquela palha , soprou-lhe um vento para que as palhas subissem e ela pudesse ver o rosto de Avinage , Vodunjó vendo seu rosto ficou encantada com sua beleza , pois os olhos de Avinage eram o sol e assim surgiu uma grande amizade entre os dois . Um certo dia iria acontecer uma grande festa no reino de Orunmilá e todos foram convidados e Vodunjó convidou seu amigo para ir a tal festa, chegando a festa todos dançavam e cantavam alegremente menos Avinage que ficou em seu canto pois ninguém o chamava para dançar por causa de sua aparência , Vodunjó vendo seu amigo num canto triste o chama para dançar o opanijé dança de Avinage . Eleguá que caçoava o tempo todo dele fica irado por ver a bela Vodunjó com ele, e num acesso de maldade e ira o empurra num abismo no qual não havia fundo e Avinage cai , ele sabendo que esse seria seu fim começa a cantar:
ORÔ RÔ MOJÚ NHE
ERUN MALÉ
AROLÈ KOSSO AÔ
ERUN MALÈ
Neste momento Orunmilá transforma-se num inrinlé mergulha num abismo o coloca num colo e o põe em solo firme.
E então Avinage continua seu canto :
EH MALA LA LA ISHÉ
EH MALA LA LA ISHÉ
BABA EH MALA LA LA ISHÉ
Orunmilá me salvou ele me livrou da morte e me deu a vida


Características dos filhos de Avinage

Os filhos de Avinage são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres; acham que nada pode dar certo, que nada está bom. Às vezes, são doces, mas geralmente possuem manias de velho, como a rabugice.

Gostam da ordem, gostam que as coisas saiam da maneira que planejaram. Não são do tipo que levam desaforo pra casa e se se sentirem ofendidos respondem no ato, não importa a quem. Pensam que só eles sofrem, que ninguém os compreende. Não possuem grandes ambições.

Podem apresentar doenças de pele, marcas no rosto, dores e outros problemas nas pernas. São pessoas sem muito brilho, sem muita beleza. São perversos e adoram irritar as pessoas; são lentos, exigentes e reclamões.

São reprimidos, amargos e vingativos. É difícil relacionar-se com eles. Parece que os filhos de Avinge são pessoas que possuem muitos defeitos e poucas qualidades, mas eles têm várias, e uma qualidade pode compensar qualquer defeito: são extremamente prestativos e trabalhadores. São amigos de verdade.

0 comentários: