quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Azirí


,


























Aspectos Gerais


Dia: Sábado

Data: 8 de Dezembro

Metais: Cobre, latão e ouro

Cor: Amarelo- ouro

Símbolo: Leque com espelho (abebé)

Elemento: Água doce (rios, cachoeiras, nascentes, lagoas etc.)

Região da África: Ijesá, Ijebu e Osogbo

Pedra: Topázio

Folhas: Macaca, baronesa, vitória-régia, oripepê, ojú-oro, oxibatá, oriri, vassourinha-de-igreja

Odu que rege: Osé

Domínios: Amor, riqueza, fecundidade, gestação e maternidade

Saudação: Eri Yéyé ó!

DARAZAN


Foi feita uma reunião que só poderia freqüentar homens , as mulheres não entrariam.
Aziri soube do feito e se revoltou , fez com que os rios secassem e as mulheres ficarem estéreis não podendo ter filhos pois ela também é a dona do ventre.
Os rios não tinham mais peixes , as lavouras não davam mais alimentos pois não tinham mais água para irrigar a terra , os animais estavam todos morrendo de sede. Vendo tal calamidade os homens foram até Orunmilá para que ele pudesse interceder junto a Aziri , ele a procurou e Aziri disse a ele: se eu não posso participar da reunião ninguém pode usufruir de minha água doce e saudável e assim Orunmila concedeu a Aziri e a todas as outras vodunas a participarem das reuniões que antes eram exclusiva dos homens , e assim Aziri devolveu sua água doce aos rios e lagoas dando novamente a vida a terra e devolveu a fertilidade das mulheres para que elas junto aos seus esposos dessem continuidade a procriação da raça humana.


Características dos filhos de Azirí


Dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, preferindo contornar com suas diferenças com habilidade e diplomacia. São obstinadas na busca de seus objetivos.

Azirí é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem suas finalidades, atrás de sua imagem doce se esconde uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.

Têm uma certa tendência à gordura, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles. Gostam de festas, badalações e de outros prazeres que a vida possa lhes oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos.

Não se desesperam por paixões impossíveis, por mais que gostem de uma pessoa, o seu amor-próprio é muito maior. Eles são narcisistas demais para gostar muito de alguém.

Graça, vaidade, elegância, uma certa preguiça, charme e beleza definem os filhos de Azirí, que gostam de jóias, perfumes, roupas vistosas e de tudo que é bom e caro.

O lado espiritual dos filhos de Azirí é bastante aguçado. Talvez por isso as maiores sacerdotes que o Brasil tem e teve são de Azirí.

0 comentários: