quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Bessem

























Aspectos Gerais


DIA: Terça-feira

DATA: 24 de Agosto

METAL: Ouro e prata mesclados

CORES: Amarelo e verde (ou preto) e todas as cores do arco-íris

COMIDAS: Ovos cozidos com azeite-de-dendê, farinha de milho e camarão seco.

SÍMBOLOS: Ebiri, serpente, círculo, bradjá.

ELEMENTOS: Céu e terra

REGIÃO DA ÁFRICA: Mahi (no ex-Daomé)

PEDRA: Zirconita

FOLHAS: Folha de café, alfavaca-de-cobra, jibóia, oriri.

ODU QUE REGE: Iká

DOMÍNIOS: Riqueza, vida longa, ciclos, movimentos constantes.

SAUDAÇÃO: A Run Boboi!!!

DARAZAN


Bessem era um menino que atendia no reino de Ifé porem não tinha fama , não tinha riqueza e nem poder . Sentia-se humilhado ele estava triste e foi consultar um adivinho . Ele ensinou um ritual para tornar-lo rico e poderoso deveria oferecer uma faca de bronze e quatro pombos, bem como oferecer búzios em boa quantidade.
Bessem obediente , pois se a fazer a oferenda mais nesta mesma hora , o rei mandou chama-lo ele então recusou-se a atender o chamado dizendo que só iria depois determinada a cerimônia.O rei ficou enfurecido com a ousadia e deixou de pagar uma divida a Bessem .
Quando Bessem retornou em sua casa , recebeu um chamado de Olocum , rainha de um pais vizinho , que necessitava de sua sabedoria para curar seu filho.
Ifá foi consultado por Bessem que fez as oferendas necessárias e curou o filho de Olocum .
Em gratidão ela ofereceu a ele riquezas cavalos , escravos e um lindo pano azul.
Retornando a casa com inestimável tesouro , Bessem foi saudar o rei , que muito se admirou a opulência do rapaz antes tão pobre.Quis saber sobre os presentes recebidos , Bessem contou da cura do filho de Olocum .
O rei que tinha que tinha uma rivalidade nata com quem quer que fosse , não queria ficar a baixo de Olocum.
Então ofereceu a Bessem uma roupa vermelha muito preciosa e muitos e muitos outros presentes .
Foi assim que Bessem tornou-se rico e respeitado.




Características dos filhos de Bessem

São pessoas que tendem à renovação e à mudança. Periodicamente mudam tudo em sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e buscando novas alternativas para o futuro, para cumprir seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes.

São magras. Como as cobras possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar, mas ‘não enxergam’. São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram ostentar suas riquezas; São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e desprendidas quando se trata de ajudar alguém.
Extremamente ativas e ágeis, estão sempre em movimento e ação, não podem parar.

São pessoas pacientes e obstinadas na luta por seus objetivos e não medem sacrifícios para alcançá-los. A dualidade do vodun também se manifesta em seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão em suas vidas, que chegam a ser de 180 graus indo de um extremo a outro sem a menor dificuldade. Mudam de repente da água para o vinho, assim como Bessem, o Grande Deus do Movimento

0 comentários: