quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Heviosso





























Sango

Aspectos Gerais


DIA: Quarta-Feira

DATA: 29 de junho

METAIS: Cobre, ouro e chumbo.

CORES: Vermelho (ou marrom) e branco

COMIDA: Amalá

SÍMBOLOS: Oxés (machados duplos), Edún-Àrá, xerê

ELEMENTOS: Fogo (grandes chamas, raios), formações rochosas.

REGIÃO DA ÁFRICA: Òyó e Kossô(reino vizinho ou subdistrito de Òyó)

PEDRA: Rubi

FOLHAS: Cabuatá, hortelã grosso, manjerona, musgo de pedreira, mentrasto.

ODU QUE REGE: Ejilaseborá e Obará

DOMÍNOS: Poder estatal, justiça, questões jurídicas.

SAUDAÇÃO: Kawó Kabiesilé!!

DARAZAN


Hevioso era filho de Oranian
Em suas viagens , Oranian passou por Empé um território Tapa .
Elempé , o rei , ofereceu-lhe a filha em casamento , uma princesa de nome Yamasse .
Dessa união nasceu Hevioso.
Heviosso foi criado na terra de sua mãe.
Desde menino Hevioso não escondia seu temperamento forte e já comandava seu exercito de brinquedo. Fazia traquinagem e amedrontava os habitantes do lugar.
Crescido , Hevioso partiu em busca de aventuras . Levou consigo seu Osé deu machado de duas laminas , e um saco de couro onde guardava seus segredos . O poder de cuspir fogo e lançar as pedras de raio, o poder de lançar EDUN ARÁ Hevioso visitou a cidade e o povo de kosso mas em kosso os habitantes não o quiseram como rei por causa de seu caráter intranqüilo . Hevioso pensou e refletiu e viu que realmente estava errado e mudou tornou-se uma pessoa serena e justa e começou a fazer coisas boas em prol dos habitantes nem certa ocasião haviam duas mães brigando por uma crianças e ambas diziam ser a mãe ele ouviu a primeira mãe e que queria a criança pra si , depois ouviu a outra mãe que também se dizia ser a verdadeira mãe e queria seu filho, Hevioso com sua sabedoria ordenou que colocasse a criança sobre uma mesa e com seu osé partiria a criança ao meio daria uma parte para cada mãe. A primeira mãe se calou , e a segunda mãe se ajoelhou aos pés de Hevioso implorando que deixasse a criança com a primeira mãe pois o amor que ela tinha a criança era tão grande que ela preferiria perde-lo para outra mãe do que vê-lo morto . Hevioso em sua sabedoria pegou a criança da mesa e entregou para a segunda mãe e disse-lhe : você é a verdadeira mãe .
E logo a população caiu aos seus pés rogando clemência pois Hevioso iria castigar a primeira mãe por sua mentira, e a segunda mãe louvou a ele : KABIYESI HEVIOSO , KAWO KABIYESI OBÁ KOSSO ; viva sua majestade Hevioso rei de kosso e todos os seus súditos o aclamavam KAWO KABIYESI.
Ele então libertou a primeira mãe em um ato de bondade e justiça .
SALVE O REI!


Características dos filhos de Hevioso

É muito fácil reconhecer um filho de Hevioso apenas por sua estrutura física, pois seu corpo é sempre muito forte, com uma quantidade razoável de gordura, apontando a sua tendência à obesidade; mas a sua boa constituição óssea suporta o seu físico avantajado.

Com forte dose de energia e auto-estima, os filhos de Hevioso têm consciência de que são importantes e respeitáveis, portanto quando emitem sua opinião é para encerrar definitivamente o assunto. Sua postura é sempre nobre, com a dignidade de um rei. Sempre andam acompanhados de grandes comitivas; embora nunca estejam sós, a solidão é um de seus estigmas.

Conscientemente são incapazes de ser injustos com alguém, mas um certo egoísmo faz parte de seu arquétipo. São extremamente austeros (para não dizer sovinas), portanto não é por acaso que Hevioso dança alujá com a mão fechada. Gostam do poder e do saber, que são os grandes objetos de sua vaidade.

São amantes vigorosos, uma pessoa só não satisfaz um filho de Hevioso. Pobre das mulheres cujos maridos são de Hevioso. Um filho de Hevioso está sempre cercado de muitas mulheres, sejam suas amantes, sejam suas auxiliares, no caso de governantes, empresários e até babalorixás, mas a tendência é que aqueles que decidem ao seu lado sejam sempre homens.

Os filhos de Hevioso são obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem. Tudo que fazem marca de alguma forma sua presença; fazem questão de viver ao lado de muita gente e têm pavor de ser esquecido, pois, sempre presentes na memória de todos, sabem que continuarão vivos após a sua ‘retirada estratégica’.

0 comentários: