quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Otolú

























DIA: Quinta-feira

DATA: Corpus Christi 23 de abril

COR: Azul-Turquesa

COMIDAS: Frutas,axoxó (milho cozido com coco)

SÍMBOLOS: Ofá (arco), damatá (flecha), erukeré

ELEMNTO: Terra

REGIÃO DA ÁFRICA: Kêtu

PEDRAS: Turquesa

FOLHAS:Akoko e espinho cheiroso

ODU QUE REGE:Oxe,Obara,Odi e Warin

DOMÍNIOS: Caça, agricultura, alimentação e fartura

SAUDAÇÃO: Òké Aro!!! Arolé!

DARAZAN

Otolú ia para uma caçada buscar comida para sua gente , quando avistou Aziri nas águas doces .Encantou-se imediatamente com sua beleza , com seu deslumbramento nas águas cintilantes , Otolú entrou no rio para alcançar Aziri e lá ficou de amores com ela , esquecendo-se da fome de sua tribo.
Seus companheiros sentiram-se traídos e começaram a atirar flechas em Otolú .Aziri , que já estava enamorada por Otolú , começou a cantar uma cantiga de encantamento para defende-lo das mortíferas flechadas:
ATÍ RÉ OKÉ
ATÍ RÉ NÚ
BALÊ BÁ RÊ YÔ
Dos perseguidores tiveram que fugir.
Aziri guiou Otolú na fuga .
Otolú não podia mais voltar para seu reino, Aziri então levou-o para cidade de KETU, onde existiam as YÁ MÝ OSHORONGÁ , nossas mães feiticeiras.
O povo corria aterrorizado o pássaro ameaçava destruir tudo .
De IDÓ veio OXOTONGÚ com suas vinte flechas.
De MORÉ veio OXOTONGÍ com suas quarenta flechas.
De ILARÊ veio OXOTADOTA com suas cinqüenta flechas.
E todos falharam. Então Otolú com uma única flecha matou o pássaro onde teve o posto de rei e assim o caçador hoje é o rei de ALAKETÚ


Características dos filhos de Otolú

Os filhos de Otolú são pessoas de aparência calma, que podem manter a mesma expressão quando alegres ou aborrecidas, do tipo que não externa suas emoções, mas não são, de forma alguma, pessoas insensíveis só preferem guardar os sentimentos para si.

São pessoas que podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes o são. Na realidade, os filhos de Otolú são desconfiados, cautelosos, inteligentes e atentos, selecionam muito bem as amizades, pois possuem grande dificuldade em confiar nas pessoas. Apesar de não confiarem, são pessoas altamente confiáveis, das quais não se teme deslealdade; são incapazes de trair até um inimigo. Magoam-se com pequenas coisas e quando terminam uma amizade é para sempre.

São do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião de todos, mas sempre faz o que quer. Com estratégia, acaba fazendo prevalecer a sua opinião e agradando a todos.

Altos e magros, os filho de Otolú possuem facilidade par se mover mesmo entre obstáculos. Seu andar possui leveza e elegância. Sua presença é sempre notada, mesmo que não façam nada par isso acontecer