sábado, 24 de janeiro de 2009

IROKO























Iroko é um vodun pouco cultuado no Brasil; Seus filhos também são raros.
Iroko vive na mais suntuosa átinsá que há numa roça de candomblé' e também nas matas.
Representa a ancestralidade, nossos antepassados, pais, avós, bisavós, tataravôs. Representa também o seio da natureza, morada dos voduns...
Desrespeitar iroko, (grande e suntuoso átinsá ) é desrespeitar sua dinastia, seus avós, seu sangue...
Iroko representa a história do ylé, assim como, de seu povo...
Protegendo sempre o mesmo das tempestades.
Iroko protege muito seus filhos...

DARAZAN

QUEM PROMETE A IROCO DEVE CUMPRIR.

Havia uma vendedora de obis e orobôs que todos os dias, ao ir para o
mercado, passava por um grande pé de iroko e lhe deixava uma oferenda, pedindo que ajudasse a engravidar, assim mais tarde, teria alguém para ajudá-la com a mercadoria que carregava na cabeça num pesado balaio e, também companhia na velhice.
Prometia a Iroko um bode, galos, obis, orobos e uma série de oferendas da predileção do vodun da Atinsá.
A mulher concebeu e deu a luz a uma filha, esquecendo-se da promessa no mesmo instante. Ao ir para o mercado, escolhia outro caminho, esquivando-se de passar perto de Iroko, com medo que o vodun cobrasse a promessa.
A menina cresceu, forte e sadia e, um dia a mulher teve necessidade de
passar, com a filha, perto de Iroko.
Não tinha outro jeito se não por ali. Saudou a atinsá, sem se deter, e
seguiu seu caminho, com o balaio na cabeça.
A criança parou junto a quem lhe tinha dado a vida (sem de nada saber), achando Iroko belo e majestoso.
Apanhou uma folha caída no chão e não se deu conta que a mãe seguia em frente, andando mais depressa que de costume, quase correndo. Quando a mulher percebeu que tinha caminhado ligeiro demais, já estava muito afastada da menina.
Olhando para trás. Viu a atinsá bailando com a criança e falando da promessa abandonada. As enormes raízes abriram um buraco na terra, suficientemente grande para tragar a menina, propriedade do vodun.
"Quem prometer, que cumpra".



Arquétipos:



Eloqüentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos. Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem.
Se apaixona com facilidade, assim como gostam de liderar.
Dotados de senso de justiça, são amigos queridos e inimigos terríveis. Porem se reconciliam facilmente. Não conseguem guardar segredos.

















,

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Okó



























darazan





Obatalá tinha grandes plantações de inhame .
O inhame era fruto sagrado tinha poderes mágicos.
A noite o inhame falava como gente , e também podia fazer com que homens e mulheres falassem durante o sono , revelando suas intimidades .
Obatalá precisava de alguém que cultivasse e supervisionasse o cultivo do inhame pois naquele tempo o inhame dava em cima da terra como arvore e falava com todo mundo e Obatala não se agradava disso pois ninguém podia saber o que o inhame contava e depois Obatalá tinha que dar o chá do esquecimento para as pessoas que cultivavam o inhame ele precisava de uma pessoa discreta e séria e fosse uma pessoa casto e Obatalá pensou num rapaz com nome de Okó .
Okó era um rapaz que já tivera conhecido o prazer e tudo aquilo que faz um homem se perder e tomou a decisão de não mais usufruir dos prazeres da carne , ou seja sexo , bebida e ele quase não falava então Obatalá pediu a ele que cuidasse do inhame e que não revelasse nada do que o inhame dissesse .
Foi aí que o vodun Okó passou a fazer o plantio do inhame diferente e a partir daí o inhame passou a dar por baixo da terra pois ninguém jamais iria saber o que o inhame falara , só Obatalá teria o poder de conversar com inhame e o vodun Okó , mais ninguém.
Aí Obatalá ficou feliz com a tarefa comprida por Okó e deu a ele todo o domínio da agricultura hoje o Vodun Okó é o padroeiro da agricultura.

OTIN































DARAZAN


Otin era um rapaz cheio de segredos .
Misterioso e arredio , vivia escondido no palácio , não tinha amigos nem amores .
Nem mesmo uma ocupação .
Ninguém no palácio deixava Otin em paz , convidando-o para festas obrigando a conhecer gente que nem lhe interessava .
Um dia Otin montou em seu cavalo e fugiu .
Deixou para traz tudo que era seu e embrenhou-se na mata que cercava a cidade .
Pensando que ali poderia , finalmente viver solitário , como era seu desejo.
Mas Otin fora um filho mimado e nunca tinha tido que trabalhar para viver logo descobriu que estava sozinho , sim como sempre desejara estar , mas tinha fome e não sabia o que fazer Otin estava cansado e faminto e com muita sede .
Deitou-se junto a um tronco e sonhou .
Sonhou que lhe mandaram fazer um ebó ele teria que oferecer suas roupas e sua faca pois era só o que ele tinha .
Quando Otin acordou lembrou-se do sonho tirou a roupa e colocou a faca em cima em um arbusto foi aí , que Otin avistou um riacho ele bebeu água e se banhou quando saiu do riacho ele percebeu que estava nu e tudo que ele se envergonhava agora estava a mostra e ele não se envergonhara mais pois Otin era infeliz e solitário porque ele era homem e tinha o corpo de uma donzela foi neste momento que surgiu da mata o caçador .
Era um homem lindo com seu ofá carregando preás recém caçados era Otolú .
Otolú tomou a faca do ebó e com ela abriu os animais e com a pele dos bichos cobriu Otin e nunca lhe perguntou nada o novo habitante da floresta passou a acompanhar o caçador e com ele aprendeu a caçar.
Otolú não riu de Otin não lhe fez pergunta alguma apenas o ajudou .
Hoje Otin é um grande caçador e partiu em busca de seus próprio caminho mas só Otolú conhece seus segredos e hoje Otin é feliz.

YÁ MÝ OSHORONGÁ


,























DARAZAN


As YÁ MÝ OSHORONGÁ são as nossas mães primeiras raízes primordiais da estirpe humana , são feiticeiras , são velhas mães feiticeiras as nossas mães ancestrais.
As Yá Mý são o principio de tudo do bem e do mal .
São vida e morte ao mesmo tempo , são feiticeiras são as temidas AJÉS , quer dizer : mulheres impiedosas.
As shorongá já viveram tudo que se tem pra viver!
As yá mý conhece as formulas de manipulação da vida para o bem e para o mal.No começo e no fim.
Não se escapa ileso do ódio de yá mý oshorongá , o poder de seu feitiço é grande e terrível.
Tão destruidor quanto é construtor , a força poderosa do seu asé.
Um dia as yá mý vieram para terra , e foram morar nas arvores .
As yá fizeram sua primeira moradia na arvore de orobô se as feiticeiras estiverem na arvore de orobô e pensam em alguém , esta alguém terá felicidade , será justo e vivera muitos anos na terra.
As yá fizeram sua segunda morada na copa da arvore chamada Araticuna-da-areia .
Se elas estão na copa desta arvore e pensa em alguém tudo aquilo de que a pessoa gosta será destruído.
As yá fizeram sua terceira morada nos galhos do Baobá e pensa em alguém tudo que é de agrado desta pessoa será conferido.
As yá fizeram sua quarta parada no pé de Iroko a gameleira branca , e se elas estão no pé de Iroko e pensa em alguém esta pessoa sofrerá um acidente e não terá como escapar.
As yá fizeram sua quinta parada no pé de A paoká e se ela esta no pé de apaoká e pensa em alguém rapidamente esta pessoa será morta.
As yá fizeram sua sexta parada no pé de cajazeira e se ela esta no pé de cajazeira pensa em alguém tudo que ela quiser poderá fazer , pode trazer a felicidade ou a infelicidade.
As yá fizeram sua sétima parada no pé de figueira e se ela estiver no pede figueira e alguém lhe suplica o perdão essa pessoa será perdoada por elas .
Mas todas as coisas que as yá quiserem fazer se elas estiverem na copa da cajazeira elas o farão , porque na cajazeira é onde as yá conseguem seu poder , lá é sua principal casa, onde adquirem seu grande poder.
Podem mesmo ir rapidamente ao alem , se quiserem , quando estão nos galhos da cajazeira porque é dessa arvore que vem o poder delas e não é qualquer pessoa que pode manter-se em cima da cajazeira.


DARAZAN 2


As yá vieram para terra eram 200 e uma cada qual tinha o seu pássaro .
Eram as mulheres pássaros , donas do EIÉ , eram as mulheres ELEIÉ .
Quando chegaram foram direto para cidade de Ota e os sacerdotes mandaram preparar um cabaça para cada uma .
Elas escolheram sua Yalode [sacerdotisa] .
Foi a sacerdotisa que deu a cada eleié uma cabaça para guardar seu pássaro então cada yá mý partiu para sua casa com seu pássaro fechado na cabaça , e lá cada uma guardou secretamente sua cabaça até o momento de enviar o pássaro para sua missão quando elas abrem suas cabaças o pássaro vai , seja onde for , aos quatro cantos do mundo ele vai executar sua missão .
Se é para matar ele mata .
Se é para trazer o intestino de alguém , ele espreita a pessoa marcada para abrir seu ventre e colher seu intestino .
Se é para impedir uma gravidez ele retira o feto do ventre da mãe .
Ele faz o que lhe for ordenado e volta para sua cabaça .
O pássaro é capaz de carregar um chicote , carregar um cacete , tornar-se alma dum outro mundo , e até mesmo ter um aspecto de um vodun tudo para aterrorizar a pessoa a qual foi enviada.
Assim são as YÁ MÝ OSHORONGÁ.

Ekedi e seu ipo [A ARTE DE SER MÃE]




















AJOIÉ E EKEDI
A palavra "ajoié" é correspondente feminino de ogan pois, a palavra ekedi, ou ekejí, vem do dialeto ewe, falado pelos negros fons ou Jeje.

Portanto, o correspondente yorubá de ekedi é ajoié, onde a palavra ajoié significa "mãe que o orixá escolheu e confirmou".

Assim como os demais oloyés, uma ajoié tem o direito a uma cadeira no barracão. Deve ser sempre chamada de "mãe", por todos os componentes da casa de orixá, devendo-se trocar com ela pedidos de bençãos. Os comportamentos determinados para os ogans devem ser seguidos pelas ajoiés.

Em dias de festa, uma ajoié deverá vestir-se com seus trajes rituais, seus fios de contas, um ojá na cabeça e trazendo no ombro sua inseparável toalha, sua principal ferramenta de trabalho no barracão e também símbolo do óyé, ou cargo que ocupa.

A toalha de uma ajoié destina-se, entre outras coisas, a enxugar o rosto dos omo-orixás manifestados. Uma ajoié ainda é responsável pela arrumação e organização das roupas que vestirão os omo-orixás nos dias de festas, como também, pelos ojás que enfeitarão várias partes do barracão nestes dias.

Mas, a tarefa de uma ajoié não se restringe apenas a cuidar dos orixás, roupas e outras coisas. Uma ajoié também é porta-voz do orixá em terra. É ela que em muitas das vezes transmite ao Babalorixá ou Yalorixá o recado deixado pelo próprio orixá da casa.

existem na casa o cargo de YATENIN:é a primeira ekedi ;os olhos do sacerdote
SIDAGÃ:é a segunda ekedi ;é responsavel por vestir os voduns e cuidar de eleguá


DARAZAN


SURGE A PRIMEIRA EKEDJI


Olissá criou a d’angola , quando habitantes de uma aldeia estavam sendo assombrados por Ikú , que por ordem do grande rei pegaram uma galinha preta e pintaram com efun , e quando Ikú viu aquele animal estranho fugiu assustado e nunca mais voltou.
Aziri pegou então a d’angola que passou a ser um animal sagrado e fez dela seu primeiro Yao.
Até que um dia Aziri resolveu fazer em sua mucama e assim foi criado o primeiro vodunci que mais tarde se tornaria uma sacerdotiza.
Vendo que a noticia se espalhara depressa e que os outros voduns fariam o mesmo Aziri resolveu fazer uma reunião e consultou Orunmilá que convidou todos os voduns .
Chegando a reunião Orunmilá ordenou que cada vodun escolhesse ainda no ventre da mãe uma criança para que ela fosse o sacerdote do vodun e que não virasse com nada . Já que se na terra fariam vduncis e mais tarde seriam sacerdotes quem zelaria por eles , se todos virassem com vodun quem olharia pela casa de santo por tudo , quem zelaria por eles voduns quando viessem no ori dos vodunces.
Assim surgiu a primeira ekedji do ventre de uma mucama de Aziri.





O QUE MAIS TEMOS A DIZER ?



Ser Ekedji é ser amor...
É ser os olho do(a)
Zelador(a),
A cantiga, a palavra e a
Compreensão
Ser Ekédji é ter o coração
Preenchido de,
Infinito amor, respeito
E zelo..
É ver a criança nascer...
Fecundar, cuidar...
Sob os seus abraços...
Um laço de vida e
Esperança..
A força, a fé e a magia
De cada vodun
É ser abençoada por
Deus e escolhida para
Dar continuidade...
É ser o doce gesto, o
Eterno acalanto, a mão
Que orienta, e conduz...
Luz infinita no exercício
Impecável de ser..
Mãe...
Que o plano que reside
Acima de nós
Para sempre nos orientar,
Guiar e proteger,
Para que nossas atitudes
Dignifiquem cada
Gota de energia de
Cada filho que nos é
Entregue nos braços, e
Que seus abraços
Representem à mágica
Troca na expressão
Infinita
Do verbo “Amar” !!

Dialetos jeje

*esin = água
*atinçá = árvore
*agrusa = porco
*kpo = pote
*zó ou izó = fogo
*avun = cachorro
*nivu = bezerro
*bakuxé = parto de barro
*kuentó = kuentó
*yan = fio de contas
*vodun-se = filho do vodun ou iniciados da Nação Jeje
*yawo = filho do vodun ou iniciados da Nação Ketu
*muzenza = filho do vodun ou iniciados da Nação Angola
*tó = poço
*zandro = cerimônia Jeje
*sidagã = auxiliar da Dagã na Cerimônia a Legba
*zerrin = ritual fúnebre Jeje
*sarapocã = cerimônia feita 07(sete) dias antes da festa pública de apresentação do(a) iniciado(a) no Jeje
*sabaji = quarto sagrado onde fica os assentos dos Voduns
*runjebe = colar de contas usado após 07(sete) anos de iniciação
*runbono = primeiro filho iniciado na Casa Jeje
*rundeme = quarto onde fica os Voduns
*ronco = quarto sagrado de iniciação
*bejereçu = cerimônia de matança


Esta é uma homenagem a todos os povos Jejes.

Arró-bo-boí!

Ogans e seus IPO [cargo]






















Os cargos de Ogan na nação Jeje são assim classificados:


Pejigan SÓ PODE TER UM na casa Jeje. O mais sábio. Tem a função de cuidar do Peji, altar dos santos e zelar pelo assentamentos dos filhos da casa.

O segundo é o Runtó que é o tocador do atabaque Run, porque na verdade os atabaques Run, Runpi e Lé são Jeje.

Axogun - É um ogan de suma importância no Candomblé, é o responsável pela execução sacrificial dos animais votivos, é um especialista no que faz.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Savalú


Savalu, Benim, África.

Savalu ou Savalou é uma cidade da República do Benim, localizada a uns 70 quilômetros da cidade de Dassa-Zoumé onde existe o Templo Dassa-Zoumé dedicado a Nanã Buruku.

O termo Saluvá ou Savalu, na verdade, vem de "Savé" que era o lugar onde se cultuava Nanã.

Nanã, uma das origens das quais seria Bariba, uma antiga dinastia originária de um filho de Oduduá, que é o fundador de Savé, é uma parada na rota para o norte é a cidade de Savé. É um lugar muito especial e de grande tradição religiosa desprendida das misteriosas formações rochosas, algumas de carácter sagrado e a alma do povo Fon a perceber-se por toda parte, principalmente pelo culto ao Vodum Sakpata. Também indica o nome do povo dessa região, que veio escravizado para o Brasil. Em termos de identidade cultural, forma uma subdivisão da cultura yoruba.

Os Savalus no Brasil

Os Savalus chegaram no Brasil escravizados em meados do século XVII, juntamente com outras etnias, entre outros os falantes das língua akan, língua ewe, língua fon, língua mina, língua fanti e língua ashanti.

Antes da libertação dos escravos em 1888, os escravos fugidos das fazendas reuniam-se em lugares afastados nas florestas em agrupamentos ou comunidades chamadas quilombos, depois da libertação, os africanos libertos reuniam-se em comunidades nas cidades que passaram a chamar de candomblé.

O Barracão (candomblé) de Ajunsun-Sakpata foi fundado mais tarde pela africana Gaiacu Satu, em Cachoeira e São Félix, Bahia e recebeu o nome de Axé Pó Egi, mais conhecido por Cacunda de Yayá. São os Jeje-Savalu ou Savaluno. Sakpata era rei da cidade Savalu na África, segundo alguns historiadores, Sakpata foi o único rei que preferiu o exílio a se render aos conquistadores do Daomé. O dialeto dos savalus também é o Fon.

Olissá



>





Aspectos Gerais


Dia: Sexta-feira

Data: 25 de Dezembro

Metal: Prata, ouro branco e níquel.

Pedras: Cristal, diamante

Cor: Branco leitoso.

Comida: Ebô, acaçá, oibi ( caracol ) e inhame.

Simbolo: Opáxoró

Elementos: Ar

Região da África: Ilé-Ifè, Igbó e Ifón

Folhas: Ewé Bàbá (boldo), lingua-de-vaca, folha-da-costa

Odú que rege: Ofun e Alàfía (com todos os Orixás Fun Fun

Domínios: poder procriador masculino, criação, vida e morte

Saudação: Epa Bàbá

DARAZAN


Há muito tempo ikú [a morte] instalou-se numa determinada cidade e dali não quis mais ir embora .
A mortandade que ela provocava era sem tamanho e todas as pessoas do lugar estavam apavoradas .A cada um instante tombava um morto .
Para a morte não fazia diferença alguma se o defunto era de uma criança , um velho ,homem ou mulher.
A população desesperada e impotente , recorreu a Olissá , rogando-lhe que ajudasse o povo daquela infeliz cidade.
Olissá , então mandou que fizessem oferendas , que ofertassem uma galinha preta e o pó de efun .
Fizeram tudo que ordenava Olissá .
Com o efun pintaram as pontas das penas da galinha preta e em seguida a soltaram no mercado .
Quando ikú chegou viu aquele estranho bicho , assustou-se e imediatamente foi-se embora , deixando em paz o povo daquela cidade.
Foi assim que Olissá fez surgir a galinha d’angola [etú].
Desde então , os yaôs , as sacerdotizas dos voduns são pintadas como ela para que todos se lembrem da sabedoria de Olissá e da sua compaixão.


Características do filho de Olissá

O tipo físico de Olissá é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade.

Olissá é o poente.

Omoguian




,









Aspectos Gerais


Dia: Sexta-feira

Data: 15 de janeiro

Metal: Todos os metais brancos.

Pedras: Cristal, quartzo, diamante, segi

Cor: Branco leitoso e prata

Comida: Inhame pilado

Símbolos: espada, mão-de-pilão, varas de atorí

Elementos: ar

Região da África: Ejigbó

Folhas: Erva Pombinho e Saião

Odú que rege: Ojuonilé

Domínior: lutas diárias (pelo sustento, trabalho), paz, alimentação

Saudação: Epa Bàbá

DARAZAN


Em um reino dois irmãos entraram em uma disputa para saber qual dos dois seria o novo rei.
O irmão mais novo ganhou do irmão mais velho , e tornou-se o rei , com a condição de que teria que matar seu irmão mais velho , só que os irmãos se amavam e por isso o rei não quis mata-lo , porém o rei sentia se ameaçado pois seu irmão mais velho poderia se casar e tomar seu trono foi aí que o rei teve uma idéia a de cortar o okani de seu irmão para que ele não pudesse nunca procriar e para que ele não se sentisse só arrumou-lhe uma esposa e costurou sua amapoá e os dois foram mandados para o reino de Omogian e chegando lá o homem trabalhava na plantação e a mulher na cozinha .
No final do dia todos cantavam alegres e sorriam menos o casal que estavam sempre tristes e calados , na hora de dormir os dois se deitavam na zan mas não tinham contatos fisicos pois ele era mutilado e ela era costurada, e no reino do irmão as pessoas estavam morrendo e quase não havia mais ninguém pois o rei era esterio e não podia ter filhos, e no reino de Omogian os dois continuavam a trabalhar e sempre triste .
Vendo a tristeza do casal Omogian mandou chama-los para saber o que estava acontecendo , ao descobrir Omogian descosturou a amapoá e fez um okani de inhame pilado para o homem e assim eles puderam ter uma vida conjugal normal e procriar. Sendo assim aquele homem voltou a sua cidade tomou seu trono e a fertilidade voltou a aquele vilarejo.O novo rei desde então passou a cultuar Omogian como a divindade que lhe deu a vida.




Características do filho de Omoguian

O tipo Omoguian é um jovem guerreiro combativo. É habitualmente alto e robusto, mas não é agressivo nem brutal. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador e brincalhão. Ao mesmo tempo e idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhoso, sedento de feitos gloriosos à, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Seus pensamentos originais geralmente antecipam o de sua época Ele é o nascente.

Nawá



,


















Aspectos Gerais


Dia: sábado

Data: 26 de Julho

Cores: Branco e azul

Comidas: Aberém, mugunzá, mostarda e taioba

Símbolos: Ibiri e bradjá

Elementos: Águas paradas e lamacentas

Região da África: Ex-Daomé

Pedra: Ametista

Folhas: Folha-da-costa, folha de mostarda, manacá, ojú oro, oxibatá, papoula roxa, quarana

Odu que Rege: Egiloban

Domínios: Vida e morte, saúde e maternidade

Saudação: Salúba!

DARAZAN


Nawá tinha o poder de controlar os Egunguns , as mulheres da sua aldeia que tinham problemas com seus maridos recorriam a Nawá para que ela intercedesse junto a eles ela com sua calma que lhe era peculiar chamava os Egunguns e ordenava para que eles fossem até a casa do homem em questão e aterrorizassem e batessem nele , sendo assim as mulheres faziam o que queriam pois seus maridos não tinham voz ativa com elas pois temiam ser castigados por Nawá.
Os maridos revoltados foram se queixar a Olissá pois já não suportavam mais aquela situação .
Olissá então foi até a casa de Nawá fez uma infusão com igbí e deu para ela tomar .Nawá então adormeceu , Olissá vendo que ela dormia profundamente se vestiu como ela e se dirigiu até o quarto dos Egunguns dando-lhes a ordem de só obedecer a ele Olissá.Nawá quando acordou soube do feito de Olissá e rogou-lhe uma praga que daquele dia em diante ele usaria roupa s como a dela para sempre e que também usaria chorão e que também comeria bicho fêmea para que El nunca esquecesse do que fizera a ela .




Características dos filhos de Nawá

Os filhos de Nawá são pessoas extremamente calmas, tão lentas no cumprimento de suas tarefas que chegam a irritar. Agem com benevolência, dignidade e gentileza. As pessoas de Nawá parecem ter a eternidade à sua frente para acabar seus afazeres, gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como as avós. São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.

Podem apresentar precocemente problemas de idade, como tendência a viver no passado, de recordações, apresentar infecções reumáticas e problemas nas articulações em geral.

As pessoas de Nawá podem ser teimosas e ranzinzas, daquelas que guardam por longo tempo um rancor ou adiam uma decisão. Porém agem com segurança e majestade. Suas reações bem equilibradas e a pertinência de suas decisões as mantêm sempre no caminho da sabedoria e da justiça.

Embora se atribua a Nawá um caráter implacável, seus filhos têm grande capacidade de perdoar, principalmente as pessoas que amam. São pessoas bondosas, decididas, simpáticas, mas principalmente respeitáveis, um comportamento digno da Grande Deusa do Daomé.

Tobossí


,
,























Aspectos Gerais


Dia: Sábado

Data: 02 de fevereiro

Metal: Prata e Prateados.

Pedra: Água marinha.

Cor: Branco, criatal, azul

Comida: Ebô de milho branco e camarão seco, manjar branco com leite de coco e açúcar, acaçá, peixe de água salgada.

Símbolo: Abebé prateado.

Elementos: águas

Região da África: Egbà e Abeokunta

Pedras: cristal e água marinha

Folhas: umbaúba, Erva prata

Odú que rege: Ossa

Domínios: maternidade (educação), saúde mental e psicológica

Saudação: Erù-Iyá, Odó-Iyá

DARAZAN


Tobossi teve três filhos nascidos de seu ventre que eram Eleguá , Togun e Otolú, e dois de criação Hevioso e Avinage . Eleguá era seu primogênito , porém não queria trabalhar junto com seus irmãos só queria farra e bebedeira .Togun era responsável por defender sua aldeia , Otolú era responsável por trazer o alimento para todos , Hevioso tratava das pendengas da aldeia com muita justiça e Avinage curava todos os enfermos.Um dia todos saíram para seus afazeres menos Eleguá que olhou para sua mãe e a viu com maldade desejando-a como mulher , Tobossi não havia percebido até que ele investiu sobre ela . Tobossi apavorada por nenhum dos seus outros filhos estarem em casa para defende-la começou a correr em direção ao penhasco e atirou-se pois preferira morrer a ter que ceder as investidas incestuosas do filho.
Ao se atirar do penhasco seus seios se rasgaram e deles formou-se um infinito mar e ela pois se a chorar formando o oceano e é por isso que as águas do mar são salgadas pois são as lagrimas de Tobossi.Togun sabendo do acontecido colocou seu irmão para fora de casa e o condenou a morar nas estradas para toda a eternidade.e por esse motivo Elegua tem pavor de água




Características do filho de Tobossi

É imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia), são voluntariosos, fortes, rigorosos, protetores, altivos e, algumas vezes, impetuosos e arrogantes; têm o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem possuírem a vaidade de Azirí, gostam do luxo, das fazendas azuis e vistosas, das jóias caras. Elas têm tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem um tal fausto.

As filhas de Tobossi são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (Avinage). Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas.

São pessoas muito voluntariosas e que tomam os problemas dos outros como se fossem seus. São pessoas fortes, rigorosas e decididas. Gostam de viver em ambientes confortáveis com certo luxo e requinte. Esses filhos põe a prova as suas amizades, que tratam com um carinho maternal, mas são incapazes de guardar um segredo, por isso não merecem total confiança. Eles costumam exagerar em suas verdades (para dizer que não mentem) e fazem uso de chantagens emocionais e afetivas. São pessoas que dão grande impotância aos seus filhos, mantèm com eles os conceitos de respeito e hierarquia sempre muito claros.

Sempre nas grandes famílias, há um filho de Tobossi, pronto a se envolver com os problemas de todos, pois gosta tanto disso que pode se revelar um excelente psicólogo, fisicamente, os filhos de Tobossi tendem a obesidade, ou a uma certa desarmonia no corpo. As mulheres, por exemplo, acabam ficando com os seios caídos e as nadegas contidas e preferem os cabelos compridos. São extrovertidos e sempre sabem de tudo (mesmo que não saibam).

Averekete


,























Aspectos Gerais


DIA: Quinta-feira

DATA: 19 de abril

METAIS: Ouro e bronze

CORES: Azul-turquesa e Amarelo-ouro

COMIDAS: Axoxó e Omolocum

SÍMBOLOS: Balança, ofá, abebè e cavalo-marinho

ELEMENTOS: Terra (floresta) e água (de rios e cachoeiras)

REGIÃO DA ÁFRICA: Ilesá

PEDRAS: Topázio e Turquesa

FOLHAS: Oripepê e todas as folhas de Oxóssi e Oxum

ODU QUE REGE: Obará

DOMÍNIOS: Riqueza, fartura e beleza

SAUDAÇÃO: Logun ô akofá!!!

DARAZAN


Avereketi é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Aziri e Otolú us da caça e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.

Caçador habilidoso e príncipe soberbo, Avereketi reúne os domínios de Otolú e Aziri e quase tudo que se sabe a seu respeito gira em torno de sua paternidade.

Apesar de sua história, é preciso esclarecer que Avereketi não muda de sexo a cada seis meses, ele é um orixá do sexo masculino. Sua dualidade se dá em nível comportamental, já que em determinadas ocasiões pode ser doce e benevolente como Aziri e em outras, sério e solitário como Otolú. Avereketi é um vodun de contradições; nele os opostos se alternam, é o deus da surpresa e do inesperado.

Na Nigéria, a cidade de Avereketi chama-se Ilesa e é uma das mais ricas e prósperas da África, mas o seu culto na região está em via de extinção. Para recuperar um pouco de sua história é preciso voltar à sua cidade, onde encontram-se seu palácio e seus principais sacerdotes.

Na África negra, dizem que Avereketi seria na verdade Ólòlún Ode - o guerreiro caçador-, o maior entre todos os caçadores, pai de todos eles, inclusive de Otolú. E se observar-mos a cantiga de Otolú, veremos que expressão Omo ode, ou seja, filho do caçador, é constante, podendo inferir certa lógica nas histórias contadas pelos africanos. Vejamos um exemplo:
Omo Ode l’oní, omo Ode lúwàiyé
Omo Ode l’oní, omo Ode lúwàiyé.
O filho do caçador é o senhor,
O filho o caçador é o senhor da Terra.
Todavia, não podemos desconsiderar o processo cultural que deu origem ao Candomblé e as diferenças fundamentais que existem entre os cultos aos orixás no Brasil e na África. O Candomblé é um ‘resumo de toda a África mística’. Muitos deuses que na África mantinham a sua autonomia, no Brasil foram reunidos em um único orixá e divididos em diversas qualidades.

Aziri [Yéyé Ipondá] e Otolú [Odé Erinlé] são, respectivamente, as qualidades de Aziri e Otolú que se consideram os pais de Avereketi. Nós brasileiros sabemos cultuar vodun muito bem, já adquirimos tradição própria que difere, evidentemente, da africa





A história revela que Otolú, feliz pelo filho vindouro, declarou a Aziri o seu amor e pediu a ela posse do menino:

-Aziri, por amor a você, quero que Avereketi fique comigo, vou ensiná-lo a caçar. Comigo ele aprenderá os segredo da floresta.

Mas Aziri também amava Avereketi e por maior que fosse seu amor por Otolú ela não poderia separar-se de seu filho então declarou:

-Avereketi viverá seis meses com sua mãe e seis meses com o seu pai, comerá do peixe e da caça. Ele será Otulú e será Aziri, mas sem deixar de ser ele mesmo, Avereketi: uma principe na floresta e um caçador sobre as ondas!


Características dos filhos de Avereketi

Os filhos de Avereketi possuem as características de Azirí, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância.Tem também características em comum com Otolú, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objetividade e segurança.

No entanto, há características de Avereketi que não pertencem nem a Azirí nem a Otolú. Na verdade, ele reúne o arquétipo de ambos , mas de forma superficial. A superficialidade é a marca dos filhos de Avereketi, porque eles, ao contrário dos filhos de Otolú e de Azirí não têm certeza do que são nem do que querem. As qualidades de Azirí e de Otolú se amenizam em Avereketi, mas,em compensação, os defeitos se exacerbam. Dessa forma, os filhos de Avereketi são extremamente soberbos arrogantes e prepotentes.

Mas algo não se pode negar: os filhos de Avereketi são bonitos e possuem olho de gato, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São do tipo ‘bonitinho mas ordinário’. São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si. Melhor não lhes fazer elogios em sua presença, a não ser que queira ver sua imensa cauda de pavão abrindo-se em leque.Quando têm consciência de que conseguem controlar seus defeitos, os filhos de Avereketi tornam-se pessoas muito agradáveis.

Os filhos de Avereketi não andam! Pairão sobre o ar!

Azirí


,


























Aspectos Gerais


Dia: Sábado

Data: 8 de Dezembro

Metais: Cobre, latão e ouro

Cor: Amarelo- ouro

Símbolo: Leque com espelho (abebé)

Elemento: Água doce (rios, cachoeiras, nascentes, lagoas etc.)

Região da África: Ijesá, Ijebu e Osogbo

Pedra: Topázio

Folhas: Macaca, baronesa, vitória-régia, oripepê, ojú-oro, oxibatá, oriri, vassourinha-de-igreja

Odu que rege: Osé

Domínios: Amor, riqueza, fecundidade, gestação e maternidade

Saudação: Eri Yéyé ó!

DARAZAN


Foi feita uma reunião que só poderia freqüentar homens , as mulheres não entrariam.
Aziri soube do feito e se revoltou , fez com que os rios secassem e as mulheres ficarem estéreis não podendo ter filhos pois ela também é a dona do ventre.
Os rios não tinham mais peixes , as lavouras não davam mais alimentos pois não tinham mais água para irrigar a terra , os animais estavam todos morrendo de sede. Vendo tal calamidade os homens foram até Orunmilá para que ele pudesse interceder junto a Aziri , ele a procurou e Aziri disse a ele: se eu não posso participar da reunião ninguém pode usufruir de minha água doce e saudável e assim Orunmila concedeu a Aziri e a todas as outras vodunas a participarem das reuniões que antes eram exclusiva dos homens , e assim Aziri devolveu sua água doce aos rios e lagoas dando novamente a vida a terra e devolveu a fertilidade das mulheres para que elas junto aos seus esposos dessem continuidade a procriação da raça humana.


Características dos filhos de Azirí


Dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, preferindo contornar com suas diferenças com habilidade e diplomacia. São obstinadas na busca de seus objetivos.

Azirí é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem suas finalidades, atrás de sua imagem doce se esconde uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.

Têm uma certa tendência à gordura, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles. Gostam de festas, badalações e de outros prazeres que a vida possa lhes oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos.

Não se desesperam por paixões impossíveis, por mais que gostem de uma pessoa, o seu amor-próprio é muito maior. Eles são narcisistas demais para gostar muito de alguém.

Graça, vaidade, elegância, uma certa preguiça, charme e beleza definem os filhos de Azirí, que gostam de jóias, perfumes, roupas vistosas e de tudo que é bom e caro.

O lado espiritual dos filhos de Azirí é bastante aguçado. Talvez por isso as maiores sacerdotes que o Brasil tem e teve são de Azirí.

Heviosso





























Sango

Aspectos Gerais


DIA: Quarta-Feira

DATA: 29 de junho

METAIS: Cobre, ouro e chumbo.

CORES: Vermelho (ou marrom) e branco

COMIDA: Amalá

SÍMBOLOS: Oxés (machados duplos), Edún-Àrá, xerê

ELEMENTOS: Fogo (grandes chamas, raios), formações rochosas.

REGIÃO DA ÁFRICA: Òyó e Kossô(reino vizinho ou subdistrito de Òyó)

PEDRA: Rubi

FOLHAS: Cabuatá, hortelã grosso, manjerona, musgo de pedreira, mentrasto.

ODU QUE REGE: Ejilaseborá e Obará

DOMÍNOS: Poder estatal, justiça, questões jurídicas.

SAUDAÇÃO: Kawó Kabiesilé!!

DARAZAN


Hevioso era filho de Oranian
Em suas viagens , Oranian passou por Empé um território Tapa .
Elempé , o rei , ofereceu-lhe a filha em casamento , uma princesa de nome Yamasse .
Dessa união nasceu Hevioso.
Heviosso foi criado na terra de sua mãe.
Desde menino Hevioso não escondia seu temperamento forte e já comandava seu exercito de brinquedo. Fazia traquinagem e amedrontava os habitantes do lugar.
Crescido , Hevioso partiu em busca de aventuras . Levou consigo seu Osé deu machado de duas laminas , e um saco de couro onde guardava seus segredos . O poder de cuspir fogo e lançar as pedras de raio, o poder de lançar EDUN ARÁ Hevioso visitou a cidade e o povo de kosso mas em kosso os habitantes não o quiseram como rei por causa de seu caráter intranqüilo . Hevioso pensou e refletiu e viu que realmente estava errado e mudou tornou-se uma pessoa serena e justa e começou a fazer coisas boas em prol dos habitantes nem certa ocasião haviam duas mães brigando por uma crianças e ambas diziam ser a mãe ele ouviu a primeira mãe e que queria a criança pra si , depois ouviu a outra mãe que também se dizia ser a verdadeira mãe e queria seu filho, Hevioso com sua sabedoria ordenou que colocasse a criança sobre uma mesa e com seu osé partiria a criança ao meio daria uma parte para cada mãe. A primeira mãe se calou , e a segunda mãe se ajoelhou aos pés de Hevioso implorando que deixasse a criança com a primeira mãe pois o amor que ela tinha a criança era tão grande que ela preferiria perde-lo para outra mãe do que vê-lo morto . Hevioso em sua sabedoria pegou a criança da mesa e entregou para a segunda mãe e disse-lhe : você é a verdadeira mãe .
E logo a população caiu aos seus pés rogando clemência pois Hevioso iria castigar a primeira mãe por sua mentira, e a segunda mãe louvou a ele : KABIYESI HEVIOSO , KAWO KABIYESI OBÁ KOSSO ; viva sua majestade Hevioso rei de kosso e todos os seus súditos o aclamavam KAWO KABIYESI.
Ele então libertou a primeira mãe em um ato de bondade e justiça .
SALVE O REI!


Características dos filhos de Hevioso

É muito fácil reconhecer um filho de Hevioso apenas por sua estrutura física, pois seu corpo é sempre muito forte, com uma quantidade razoável de gordura, apontando a sua tendência à obesidade; mas a sua boa constituição óssea suporta o seu físico avantajado.

Com forte dose de energia e auto-estima, os filhos de Hevioso têm consciência de que são importantes e respeitáveis, portanto quando emitem sua opinião é para encerrar definitivamente o assunto. Sua postura é sempre nobre, com a dignidade de um rei. Sempre andam acompanhados de grandes comitivas; embora nunca estejam sós, a solidão é um de seus estigmas.

Conscientemente são incapazes de ser injustos com alguém, mas um certo egoísmo faz parte de seu arquétipo. São extremamente austeros (para não dizer sovinas), portanto não é por acaso que Hevioso dança alujá com a mão fechada. Gostam do poder e do saber, que são os grandes objetos de sua vaidade.

São amantes vigorosos, uma pessoa só não satisfaz um filho de Hevioso. Pobre das mulheres cujos maridos são de Hevioso. Um filho de Hevioso está sempre cercado de muitas mulheres, sejam suas amantes, sejam suas auxiliares, no caso de governantes, empresários e até babalorixás, mas a tendência é que aqueles que decidem ao seu lado sejam sempre homens.

Os filhos de Hevioso são obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem. Tudo que fazem marca de alguma forma sua presença; fazem questão de viver ao lado de muita gente e têm pavor de ser esquecido, pois, sempre presentes na memória de todos, sabem que continuarão vivos após a sua ‘retirada estratégica’.

Bessem

























Aspectos Gerais


DIA: Terça-feira

DATA: 24 de Agosto

METAL: Ouro e prata mesclados

CORES: Amarelo e verde (ou preto) e todas as cores do arco-íris

COMIDAS: Ovos cozidos com azeite-de-dendê, farinha de milho e camarão seco.

SÍMBOLOS: Ebiri, serpente, círculo, bradjá.

ELEMENTOS: Céu e terra

REGIÃO DA ÁFRICA: Mahi (no ex-Daomé)

PEDRA: Zirconita

FOLHAS: Folha de café, alfavaca-de-cobra, jibóia, oriri.

ODU QUE REGE: Iká

DOMÍNIOS: Riqueza, vida longa, ciclos, movimentos constantes.

SAUDAÇÃO: A Run Boboi!!!

DARAZAN


Bessem era um menino que atendia no reino de Ifé porem não tinha fama , não tinha riqueza e nem poder . Sentia-se humilhado ele estava triste e foi consultar um adivinho . Ele ensinou um ritual para tornar-lo rico e poderoso deveria oferecer uma faca de bronze e quatro pombos, bem como oferecer búzios em boa quantidade.
Bessem obediente , pois se a fazer a oferenda mais nesta mesma hora , o rei mandou chama-lo ele então recusou-se a atender o chamado dizendo que só iria depois determinada a cerimônia.O rei ficou enfurecido com a ousadia e deixou de pagar uma divida a Bessem .
Quando Bessem retornou em sua casa , recebeu um chamado de Olocum , rainha de um pais vizinho , que necessitava de sua sabedoria para curar seu filho.
Ifá foi consultado por Bessem que fez as oferendas necessárias e curou o filho de Olocum .
Em gratidão ela ofereceu a ele riquezas cavalos , escravos e um lindo pano azul.
Retornando a casa com inestimável tesouro , Bessem foi saudar o rei , que muito se admirou a opulência do rapaz antes tão pobre.Quis saber sobre os presentes recebidos , Bessem contou da cura do filho de Olocum .
O rei que tinha que tinha uma rivalidade nata com quem quer que fosse , não queria ficar a baixo de Olocum.
Então ofereceu a Bessem uma roupa vermelha muito preciosa e muitos e muitos outros presentes .
Foi assim que Bessem tornou-se rico e respeitado.




Características dos filhos de Bessem

São pessoas que tendem à renovação e à mudança. Periodicamente mudam tudo em sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e buscando novas alternativas para o futuro, para cumprir seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes.

São magras. Como as cobras possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar, mas ‘não enxergam’. São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram ostentar suas riquezas; São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e desprendidas quando se trata de ajudar alguém.
Extremamente ativas e ágeis, estão sempre em movimento e ação, não podem parar.

São pessoas pacientes e obstinadas na luta por seus objetivos e não medem sacrifícios para alcançá-los. A dualidade do vodun também se manifesta em seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão em suas vidas, que chegam a ser de 180 graus indo de um extremo a outro sem a menor dificuldade. Mudam de repente da água para o vinho, assim como Bessem, o Grande Deus do Movimento

Avinage




























Aspectos Gerais


DIA: Segunda-feira

DATA:16 de Agosto

METAL: Chumbo

CORES: Preto, branco e vermelho.

COMIDAS: Pipoca (deburu), abado, mostarda (latipá), aberém.

SÍMBOLOS: Xaxará ou Íleo, lança de madeira, lagidibá.

ELEMENTOS: Terra e fogo do interior da Terra.

REGIÃO DA ÁFRICA: Empé ou Mahi (no ex-Daomé)

PEDRA: Turmalina negra.

FOLHAS: Canela-de-velha, picão, erva-de-bicho, velame, manjericão roxo, barba-de-velho, mamona.

ODU QUE REGE: Odi, Etaogundá, Obeogundá.

DOMÍNIOS: Doenças epidêmicas, cura de doenças, saúde, vida e morte.

SAUDAÇÃO: Atotoó!!!

DARAZAN


Avinage que era filho de Nawa e Olissa nasceu com chagas e foi abandonado por sua mãe em uma tapera na beira da praia. Tobossi vendo aquela criança pegou e lavou-o nas águas do mar o enrolou numa roupa de ráfia para que o pano não grudasse na ferida , e assim tobossi curou as chagas de Avinage que cresceu naquela tapera , sempre com o corpo e o rosto coberto com palha para esconder as marcas deixadas pelas chagas. Um dia Vodunjó que era muito curiosa queria saber o que escondia em baixo daquela palha , soprou-lhe um vento para que as palhas subissem e ela pudesse ver o rosto de Avinage , Vodunjó vendo seu rosto ficou encantada com sua beleza , pois os olhos de Avinage eram o sol e assim surgiu uma grande amizade entre os dois . Um certo dia iria acontecer uma grande festa no reino de Orunmilá e todos foram convidados e Vodunjó convidou seu amigo para ir a tal festa, chegando a festa todos dançavam e cantavam alegremente menos Avinage que ficou em seu canto pois ninguém o chamava para dançar por causa de sua aparência , Vodunjó vendo seu amigo num canto triste o chama para dançar o opanijé dança de Avinage . Eleguá que caçoava o tempo todo dele fica irado por ver a bela Vodunjó com ele, e num acesso de maldade e ira o empurra num abismo no qual não havia fundo e Avinage cai , ele sabendo que esse seria seu fim começa a cantar:
ORÔ RÔ MOJÚ NHE
ERUN MALÉ
AROLÈ KOSSO AÔ
ERUN MALÈ
Neste momento Orunmilá transforma-se num inrinlé mergulha num abismo o coloca num colo e o põe em solo firme.
E então Avinage continua seu canto :
EH MALA LA LA ISHÉ
EH MALA LA LA ISHÉ
BABA EH MALA LA LA ISHÉ
Orunmilá me salvou ele me livrou da morte e me deu a vida


Características dos filhos de Avinage

Os filhos de Avinage são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres; acham que nada pode dar certo, que nada está bom. Às vezes, são doces, mas geralmente possuem manias de velho, como a rabugice.

Gostam da ordem, gostam que as coisas saiam da maneira que planejaram. Não são do tipo que levam desaforo pra casa e se se sentirem ofendidos respondem no ato, não importa a quem. Pensam que só eles sofrem, que ninguém os compreende. Não possuem grandes ambições.

Podem apresentar doenças de pele, marcas no rosto, dores e outros problemas nas pernas. São pessoas sem muito brilho, sem muita beleza. São perversos e adoram irritar as pessoas; são lentos, exigentes e reclamões.

São reprimidos, amargos e vingativos. É difícil relacionar-se com eles. Parece que os filhos de Avinge são pessoas que possuem muitos defeitos e poucas qualidades, mas eles têm várias, e uma qualidade pode compensar qualquer defeito: são extremamente prestativos e trabalhadores. São amigos de verdade.

Agué




























Aspectos Gerais


DIA: Quinta-feira.

DATA: 5 de outubro.

METAL: Estanho.

CORES: Verde e branco.

COMIDAS: Fumo, mel, milho vermelho, espigas regadas com mel.

SÍMBOLOS: Haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo (árvore estilizada).

ELEMENTOS: Floresta e plantam selvagens (terra).

REGIÃO DA ÁFRICA: Iraó.

PEDRA: Esmeralda.

FOLHAS: Peregun, são-gonçalinho, garobinha-mas toda as folhas são de Ossaim.

ODU QUE REGE: Egiloban.

DOMÍNIOS: Medicina e liturgia através das folhas.

SAUDAÇÃO: Ewé ó!


DARAZAN

Agué dá uma insaba [folha] a cada vodun!

Agué filho de Nawá e irmão de Bessen , Avinage e Aziri era o senhor das insabas , da ciência e das ervas.Ele é o vodun que conhece o segredo da cura e o mistério da vida.
Todos os voduns recorriam a Agué.
Para curar qualquer moléstia ,qualquer mal do corpo ,todos dependiam de Agué na luta contra doença , todos iam até a casa de Agué oferecer seus sacrifícios, em troca ele lhes dava preparados mágicos , banhos , chás , infusões , pomadas , abo ,curava as dores , as feridas , os sangramentos , os inchaços , as fraturas , curava as pestes , febres ,órgãos corrompidos , limpava as peles purulentas e o sangue pisado em fim limpava o corpo de todos os males .
Um dia Hevioso que era o Deus da justiça julgou que todos os voduns deveriam compartilhar o poder de Agué , conhecendo o segredo das ervas e o dom da cura , e que Agué dividisse suas insabas com os outros voduns mas ele se negou a dividir seus poderes Hevioso então ordenou que Vodunjó que soltasse seu ventoe gerasse um furacão e espalhasse todas as insabas para que as mesmas se dirigissem até o palácio de seu marido e lá ele pudesse distribui-las aos voduns mas Agué ordenou que as insabas voltassem dizendo as seguintes palavras :UEU UEU ASSAU e as insabas obedeceram as ordens de Agué quase todas voltaram para ele, as que já estavam em poder de Hevioso perderam asé e perderam o poder da cura .
O vodun rei que era a propria justiça admitiu a vitoria de Agué e entendeu que o pode das folhas devia ser exclusivo de Agué e que assim devia permanecer através dos séculos .
Agué com tudo deu uma insaba para cada vodun , deu um EWÊ para cada um deles . Cada insaba com seus asé e seus ófòs que são as cantigas de encantamento sem as quais as insabas não funcionam .Agué distribuiu as insabas aos voduns para que eles não mais o invejassem. Eles também podiam realizar proezas com as insabas , mas o segredo mais profundo Agué guardou para si.
Agué não conta seus segredos para ninguém .Agué nem mesmo fala !.Quem fala por ele é seu criado ARONÍ. Os voduns ficaram gratos a Agué e sempre o reverenciaram quando usam suas insabas com a palavra AGUÉÒ




Características dos filhos de Agué

Os filho de Agué são pessoas extremamente equilibradas e cautelosas, que não permitem que suas simpatias ou antipatias interfiram em suas opiniões sobre os outros. Controlam perfeitamente seus sentimentos e emoções. Possuem grande capacidade de discernimento e são frios e racionais em suas decisões.

São pessoas extremamente reservadas, não se metem em questões que não lhe dizem respeito. Participam de pocas atividades sociais, preferindo o isolamento. Elas evitam falar sobre sua vida, sobre seu passado, preferem manter certa aura de mistério. Geralmente, não têm nada de mais a esconder, mas desejam manter reserva.

Pressa e ansiedade não fazem parte de suas características, pois são pessoas detalhistas e caprichosas no cumprimento de suas tarefas. Possuem gosto por atividades artesanais que exigem isolamento e paciência; não gostam de ter chefe nem subalternos, não se prendem a horários, apreciam a independência para fazer o que gostam na hora que querem. São pessoas fascinadas com as regras e tradições, adoram questioná-las. Possuem um gosto exacerbado pela religiosidade

Otolú

























DIA: Quinta-feira

DATA: Corpus Christi 23 de abril

COR: Azul-Turquesa

COMIDAS: Frutas,axoxó (milho cozido com coco)

SÍMBOLOS: Ofá (arco), damatá (flecha), erukeré

ELEMNTO: Terra

REGIÃO DA ÁFRICA: Kêtu

PEDRAS: Turquesa

FOLHAS:Akoko e espinho cheiroso

ODU QUE REGE:Oxe,Obara,Odi e Warin

DOMÍNIOS: Caça, agricultura, alimentação e fartura

SAUDAÇÃO: Òké Aro!!! Arolé!

DARAZAN

Otolú ia para uma caçada buscar comida para sua gente , quando avistou Aziri nas águas doces .Encantou-se imediatamente com sua beleza , com seu deslumbramento nas águas cintilantes , Otolú entrou no rio para alcançar Aziri e lá ficou de amores com ela , esquecendo-se da fome de sua tribo.
Seus companheiros sentiram-se traídos e começaram a atirar flechas em Otolú .Aziri , que já estava enamorada por Otolú , começou a cantar uma cantiga de encantamento para defende-lo das mortíferas flechadas:
ATÍ RÉ OKÉ
ATÍ RÉ NÚ
BALÊ BÁ RÊ YÔ
Dos perseguidores tiveram que fugir.
Aziri guiou Otolú na fuga .
Otolú não podia mais voltar para seu reino, Aziri então levou-o para cidade de KETU, onde existiam as YÁ MÝ OSHORONGÁ , nossas mães feiticeiras.
O povo corria aterrorizado o pássaro ameaçava destruir tudo .
De IDÓ veio OXOTONGÚ com suas vinte flechas.
De MORÉ veio OXOTONGÍ com suas quarenta flechas.
De ILARÊ veio OXOTADOTA com suas cinqüenta flechas.
E todos falharam. Então Otolú com uma única flecha matou o pássaro onde teve o posto de rei e assim o caçador hoje é o rei de ALAKETÚ


Características dos filhos de Otolú

Os filhos de Otolú são pessoas de aparência calma, que podem manter a mesma expressão quando alegres ou aborrecidas, do tipo que não externa suas emoções, mas não são, de forma alguma, pessoas insensíveis só preferem guardar os sentimentos para si.

São pessoas que podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes o são. Na realidade, os filhos de Otolú são desconfiados, cautelosos, inteligentes e atentos, selecionam muito bem as amizades, pois possuem grande dificuldade em confiar nas pessoas. Apesar de não confiarem, são pessoas altamente confiáveis, das quais não se teme deslealdade; são incapazes de trair até um inimigo. Magoam-se com pequenas coisas e quando terminam uma amizade é para sempre.

São do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião de todos, mas sempre faz o que quer. Com estratégia, acaba fazendo prevalecer a sua opinião e agradando a todos.

Altos e magros, os filho de Otolú possuem facilidade par se mover mesmo entre obstáculos. Seu andar possui leveza e elegância. Sua presença é sempre notada, mesmo que não façam nada par isso acontecer

Togun






















Aspectos Gerais


DIA: Terça-Feira

DATA: 13 de junho

METAL: Ferro (mas todos os metais são de Ogum)

CORES: Verde ou Azul escuro (Brasil), Vermelho (África)

COMIDAS: Inhame assado e feijoada

SÍMBOLOS: Bigorna, faca, pá, enxada e outras ferramentas

ELEMENTOS: Terra e fogo

REGIÃO DA ÁFRICA: Iré

PEDRA: Lápis-lazúli

FOLHAS: Abre-caminho-de-Ogum, madeira de lei, aroeira-branca
cajarana, folhas de manga espada, palmeira, pau-ferro
caiçara, peregun (pau-d’água)

ODU QUE REGE: Etaogundá

DOMÍNIOS: Guerra, progresso, conquista e metalurgia

SAUDAÇÃO: Ògún ieé!!

darazan



Togun era um vodun guerreiro e viajava muito para todos os lugares para guerrear e vencer ,um dia quando voltava cansado de uma guerra longa e cansativa chegou a cidade Irê e achou estranho que ninguém o reverenciava , ele tomado por um acesso de raiva gritava salve togun o grande guerreiro que nunca perdeu uma guerra , togun foi a guerra guerriou e venceu e ninguém falava nada .Ele então pegou sua adaga e matou todos os habitantes da cidade ; velhos mulheres crianças e se dirigiu até o reino de olissá que quando viu togun abaixou a cabeça e lhe falou assim: há togun grande guerreiro porque fizeste isso?togum então respondeu:fiz isto porque ninguém me reconheceu como guerreiro . olissá então disse-lhe mais foi você mesmo que ordenou que neste dia todos deveriam ficar quietos porque seria o dia do silêncio . togun banhado de sangue[ijé] e desesperado por ter cometido uma atrocidade enfiou sua adaga no chão abrindo um abismo e mergulhou para as profundezas da terra , quando sua mãe tobossí soube do acontecido foi correndo e pediu a sua irmã iemú para que intercedesse por seu filho junto a orisalá , tobossí então pega o marwuó e cobre togun que por gratidão á sua mãe passa a usar o verde e a se chamar ogunjá e é por isso que até os dias de hoje toda casa de candomblé tem o marwuó na porta para afastar os maus fluidos e trazer a paz e não a guerra dentro da casa de santo.


Características dos filhos de Togun



Fisicamente, os filhos de Togum são magros, mas com músculos e formas bem definidas. Compartilham com Bara o gosto pelas festas e conversas que não acabam e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a de seus camaradas.

Sexualmente os filhos de Togum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a pessoa ou lugar.

São do tipo que dispensa um confortável colchão de molas para dormir no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços. São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir seus objetivos, são pessoas que mesmo contrariando a lógica lutam insistentemente e vencem.

Não se prendem à riqueza, ganham hoje, gastam amanhã. Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são líderes natos. Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los pessoas egoístas e desagradáveis, mas nem sempre.

Geralmente, os filhos de Togum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se divirtam com suas histórias e que adoram compartilhar a sua felicidade.

Bara


,





CLASSIFICAÇÃO





DIA: Segunda-feira.

DATA: Todos os dias são de Bara

METAL: Não tem, sua matéria é a terra em seu estado de pureza.

CORES: Preto (ou seja, a fusão das cores primárias) e vermelho.

COMIDAS: Farofa de azeite-de-dendê, ekó (acaçá), carne mal passada.

SÍMBOLOS: Ogó de forma fálica, falo ereto.

ELEMENTOS: Terra e fogo.

REGIÃO DA ÁFRICA: Exu é universal.

PEDRAS Rubi e Granada.

FOLHAS Folha de fogo, coração-de-negro,aroeira vermelha, figueira brava, bredo, urtiga.

ODU QUE REGE Okaran e Owarín.


DOMÍNIOS Sexo, magia, união, poder e transformação.

SAUDAÇÃO: MOJUBA

DARAZAN




eleguá ficava em todas as encruzilhadas escutando tudo que falavam e vendo tudo que faziam com isso soube e viu todos os feitiços que La fizeram e colocaram. Um dia osun perguntou a eleguá se ele poderia lhe ensinar alguns feitiços e ele mais que depressa perguntou a osun o que ele ganharia com isso. Osun muito esperta disse que daria qualquer coisa a eleguá, ele então disse que queria ser reverenciado nos candomblés . Ela aceitou e eleguá ensinou todos seus feitiços . Um dia houve uma festa no reino de olissà ,eleguá então se arrumou todo com suas cabaças seus buzios e seu ogó e foi para festa que chegando lá foi barrado por olissà
Que disse não deichar ele entrar por ser perverso e arruaceiro e só sabia zombar e caçoar das pessoas eleguá então enfurecido e tomado de ódio joga um feitiço e faz com que osun esqueça todos os feitiços que tinha dado a ela . Quando osun chega a casa de eleguá para lhe reclamar o porque não se lembrava de feitiço algum eleguá então disse a ela que não cumprira com sua palavra e que assim como existiam 16 voduns que deveria existir 16 baras , um para cada vodun, e que deveriam ser reverenciados antes de qualquer vodun, ela então vai até a casa de seu pai olissá para falar por ele, que de imediato foi contra osun . Ela muito astuta conseguiu convencer seu pai a deixar que eleguá fosse o primeiro a dançar pois assim limparia os vidros e os espinhos que estivessem no chão e ficasse no portão para que não houvesse confusão . E osun pediu a sango que com seu oxé encantado quebrasse um cristal de rocha em dezesseis partes iguais . Pois assim como cada vodun tem o seu otá cada bara teria que ter seu otá também .




Características dos filhos de BARA



Os filhos de Bara são alegres, sorridentes, estão sempre de bem com a vida, são ambiciosos, extrovertidos, espertos, inteligentes, atentos. Sabem como ninguém ser sociáveis e diplomáticos, pois conhecem o valor de uma boa amizade, fazem questão de manter o maior número possível de amigos.

Rapidamente, os filhos de Bara tornam-se pessoas populares, amadas por uns, odiadas por outros. Extremamente dinâmicos, os filhos desse vodun não se desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais cedo ou mais tarde, acabam mudando a seu favor.

Pessoas com impressionante facilidade de comunicação, boa lábia, com charme conseguem tudo o que querem. Irônicas e perigosas, costumam manter uma vida sexual bastante agitada, sem pudores. São pessoas extremamente rápidas, que não pensam: fazem.

Os filhos de Bara possuem facilidade impressionante para entrar e sair de confusões, são do tipo que arma a bagunça, sai ileso e ainda se diverte com as conseqüências. Esquecem fácil as ofensas, não guardam rancor, mas não perdem a oportunidade de se vingar. Gostam da rua, das festas e das conversa intermináveis, comportamento próprio de um vodun que é só alegria.
Gostam de comer comidas apimentadas e são fartos.