quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Averekete


,























Aspectos Gerais


DIA: Quinta-feira

DATA: 19 de abril

METAIS: Ouro e bronze

CORES: Azul-turquesa e Amarelo-ouro

COMIDAS: Axoxó e Omolocum

SÍMBOLOS: Balança, ofá, abebè e cavalo-marinho

ELEMENTOS: Terra (floresta) e água (de rios e cachoeiras)

REGIÃO DA ÁFRICA: Ilesá

PEDRAS: Topázio e Turquesa

FOLHAS: Oripepê e todas as folhas de Oxóssi e Oxum

ODU QUE REGE: Obará

DOMÍNIOS: Riqueza, fartura e beleza

SAUDAÇÃO: Logun ô akofá!!!

DARAZAN


Avereketi é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Aziri e Otolú us da caça e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.

Caçador habilidoso e príncipe soberbo, Avereketi reúne os domínios de Otolú e Aziri e quase tudo que se sabe a seu respeito gira em torno de sua paternidade.

Apesar de sua história, é preciso esclarecer que Avereketi não muda de sexo a cada seis meses, ele é um orixá do sexo masculino. Sua dualidade se dá em nível comportamental, já que em determinadas ocasiões pode ser doce e benevolente como Aziri e em outras, sério e solitário como Otolú. Avereketi é um vodun de contradições; nele os opostos se alternam, é o deus da surpresa e do inesperado.

Na Nigéria, a cidade de Avereketi chama-se Ilesa e é uma das mais ricas e prósperas da África, mas o seu culto na região está em via de extinção. Para recuperar um pouco de sua história é preciso voltar à sua cidade, onde encontram-se seu palácio e seus principais sacerdotes.

Na África negra, dizem que Avereketi seria na verdade Ólòlún Ode - o guerreiro caçador-, o maior entre todos os caçadores, pai de todos eles, inclusive de Otolú. E se observar-mos a cantiga de Otolú, veremos que expressão Omo ode, ou seja, filho do caçador, é constante, podendo inferir certa lógica nas histórias contadas pelos africanos. Vejamos um exemplo:
Omo Ode l’oní, omo Ode lúwàiyé
Omo Ode l’oní, omo Ode lúwàiyé.
O filho do caçador é o senhor,
O filho o caçador é o senhor da Terra.
Todavia, não podemos desconsiderar o processo cultural que deu origem ao Candomblé e as diferenças fundamentais que existem entre os cultos aos orixás no Brasil e na África. O Candomblé é um ‘resumo de toda a África mística’. Muitos deuses que na África mantinham a sua autonomia, no Brasil foram reunidos em um único orixá e divididos em diversas qualidades.

Aziri [Yéyé Ipondá] e Otolú [Odé Erinlé] são, respectivamente, as qualidades de Aziri e Otolú que se consideram os pais de Avereketi. Nós brasileiros sabemos cultuar vodun muito bem, já adquirimos tradição própria que difere, evidentemente, da africa





A história revela que Otolú, feliz pelo filho vindouro, declarou a Aziri o seu amor e pediu a ela posse do menino:

-Aziri, por amor a você, quero que Avereketi fique comigo, vou ensiná-lo a caçar. Comigo ele aprenderá os segredo da floresta.

Mas Aziri também amava Avereketi e por maior que fosse seu amor por Otolú ela não poderia separar-se de seu filho então declarou:

-Avereketi viverá seis meses com sua mãe e seis meses com o seu pai, comerá do peixe e da caça. Ele será Otulú e será Aziri, mas sem deixar de ser ele mesmo, Avereketi: uma principe na floresta e um caçador sobre as ondas!


Características dos filhos de Avereketi

Os filhos de Avereketi possuem as características de Azirí, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância.Tem também características em comum com Otolú, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objetividade e segurança.

No entanto, há características de Avereketi que não pertencem nem a Azirí nem a Otolú. Na verdade, ele reúne o arquétipo de ambos , mas de forma superficial. A superficialidade é a marca dos filhos de Avereketi, porque eles, ao contrário dos filhos de Otolú e de Azirí não têm certeza do que são nem do que querem. As qualidades de Azirí e de Otolú se amenizam em Avereketi, mas,em compensação, os defeitos se exacerbam. Dessa forma, os filhos de Avereketi são extremamente soberbos arrogantes e prepotentes.

Mas algo não se pode negar: os filhos de Avereketi são bonitos e possuem olho de gato, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São do tipo ‘bonitinho mas ordinário’. São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si. Melhor não lhes fazer elogios em sua presença, a não ser que queira ver sua imensa cauda de pavão abrindo-se em leque.Quando têm consciência de que conseguem controlar seus defeitos, os filhos de Avereketi tornam-se pessoas muito agradáveis.

Os filhos de Avereketi não andam! Pairão sobre o ar!

0 comentários: