quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Nawá



,


















Aspectos Gerais


Dia: sábado

Data: 26 de Julho

Cores: Branco e azul

Comidas: Aberém, mugunzá, mostarda e taioba

Símbolos: Ibiri e bradjá

Elementos: Águas paradas e lamacentas

Região da África: Ex-Daomé

Pedra: Ametista

Folhas: Folha-da-costa, folha de mostarda, manacá, ojú oro, oxibatá, papoula roxa, quarana

Odu que Rege: Egiloban

Domínios: Vida e morte, saúde e maternidade

Saudação: Salúba!

DARAZAN


Nawá tinha o poder de controlar os Egunguns , as mulheres da sua aldeia que tinham problemas com seus maridos recorriam a Nawá para que ela intercedesse junto a eles ela com sua calma que lhe era peculiar chamava os Egunguns e ordenava para que eles fossem até a casa do homem em questão e aterrorizassem e batessem nele , sendo assim as mulheres faziam o que queriam pois seus maridos não tinham voz ativa com elas pois temiam ser castigados por Nawá.
Os maridos revoltados foram se queixar a Olissá pois já não suportavam mais aquela situação .
Olissá então foi até a casa de Nawá fez uma infusão com igbí e deu para ela tomar .Nawá então adormeceu , Olissá vendo que ela dormia profundamente se vestiu como ela e se dirigiu até o quarto dos Egunguns dando-lhes a ordem de só obedecer a ele Olissá.Nawá quando acordou soube do feito de Olissá e rogou-lhe uma praga que daquele dia em diante ele usaria roupa s como a dela para sempre e que também usaria chorão e que também comeria bicho fêmea para que El nunca esquecesse do que fizera a ela .




Características dos filhos de Nawá

Os filhos de Nawá são pessoas extremamente calmas, tão lentas no cumprimento de suas tarefas que chegam a irritar. Agem com benevolência, dignidade e gentileza. As pessoas de Nawá parecem ter a eternidade à sua frente para acabar seus afazeres, gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como as avós. São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.

Podem apresentar precocemente problemas de idade, como tendência a viver no passado, de recordações, apresentar infecções reumáticas e problemas nas articulações em geral.

As pessoas de Nawá podem ser teimosas e ranzinzas, daquelas que guardam por longo tempo um rancor ou adiam uma decisão. Porém agem com segurança e majestade. Suas reações bem equilibradas e a pertinência de suas decisões as mantêm sempre no caminho da sabedoria e da justiça.

Embora se atribua a Nawá um caráter implacável, seus filhos têm grande capacidade de perdoar, principalmente as pessoas que amam. São pessoas bondosas, decididas, simpáticas, mas principalmente respeitáveis, um comportamento digno da Grande Deusa do Daomé.

0 comentários: