quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Togun






















Aspectos Gerais


DIA: Terça-Feira

DATA: 13 de junho

METAL: Ferro (mas todos os metais são de Ogum)

CORES: Verde ou Azul escuro (Brasil), Vermelho (África)

COMIDAS: Inhame assado e feijoada

SÍMBOLOS: Bigorna, faca, pá, enxada e outras ferramentas

ELEMENTOS: Terra e fogo

REGIÃO DA ÁFRICA: Iré

PEDRA: Lápis-lazúli

FOLHAS: Abre-caminho-de-Ogum, madeira de lei, aroeira-branca
cajarana, folhas de manga espada, palmeira, pau-ferro
caiçara, peregun (pau-d’água)

ODU QUE REGE: Etaogundá

DOMÍNIOS: Guerra, progresso, conquista e metalurgia

SAUDAÇÃO: Ògún ieé!!

darazan



Togun era um vodun guerreiro e viajava muito para todos os lugares para guerrear e vencer ,um dia quando voltava cansado de uma guerra longa e cansativa chegou a cidade Irê e achou estranho que ninguém o reverenciava , ele tomado por um acesso de raiva gritava salve togun o grande guerreiro que nunca perdeu uma guerra , togun foi a guerra guerriou e venceu e ninguém falava nada .Ele então pegou sua adaga e matou todos os habitantes da cidade ; velhos mulheres crianças e se dirigiu até o reino de olissá que quando viu togun abaixou a cabeça e lhe falou assim: há togun grande guerreiro porque fizeste isso?togum então respondeu:fiz isto porque ninguém me reconheceu como guerreiro . olissá então disse-lhe mais foi você mesmo que ordenou que neste dia todos deveriam ficar quietos porque seria o dia do silêncio . togun banhado de sangue[ijé] e desesperado por ter cometido uma atrocidade enfiou sua adaga no chão abrindo um abismo e mergulhou para as profundezas da terra , quando sua mãe tobossí soube do acontecido foi correndo e pediu a sua irmã iemú para que intercedesse por seu filho junto a orisalá , tobossí então pega o marwuó e cobre togun que por gratidão á sua mãe passa a usar o verde e a se chamar ogunjá e é por isso que até os dias de hoje toda casa de candomblé tem o marwuó na porta para afastar os maus fluidos e trazer a paz e não a guerra dentro da casa de santo.


Características dos filhos de Togun



Fisicamente, os filhos de Togum são magros, mas com músculos e formas bem definidas. Compartilham com Bara o gosto pelas festas e conversas que não acabam e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a de seus camaradas.

Sexualmente os filhos de Togum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a pessoa ou lugar.

São do tipo que dispensa um confortável colchão de molas para dormir no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços. São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir seus objetivos, são pessoas que mesmo contrariando a lógica lutam insistentemente e vencem.

Não se prendem à riqueza, ganham hoje, gastam amanhã. Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são líderes natos. Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los pessoas egoístas e desagradáveis, mas nem sempre.

Geralmente, os filhos de Togum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se divirtam com suas histórias e que adoram compartilhar a sua felicidade.

0 comentários: