quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Tobossí


,
,























Aspectos Gerais


Dia: Sábado

Data: 02 de fevereiro

Metal: Prata e Prateados.

Pedra: Água marinha.

Cor: Branco, criatal, azul

Comida: Ebô de milho branco e camarão seco, manjar branco com leite de coco e açúcar, acaçá, peixe de água salgada.

Símbolo: Abebé prateado.

Elementos: águas

Região da África: Egbà e Abeokunta

Pedras: cristal e água marinha

Folhas: umbaúba, Erva prata

Odú que rege: Ossa

Domínios: maternidade (educação), saúde mental e psicológica

Saudação: Erù-Iyá, Odó-Iyá

DARAZAN


Tobossi teve três filhos nascidos de seu ventre que eram Eleguá , Togun e Otolú, e dois de criação Hevioso e Avinage . Eleguá era seu primogênito , porém não queria trabalhar junto com seus irmãos só queria farra e bebedeira .Togun era responsável por defender sua aldeia , Otolú era responsável por trazer o alimento para todos , Hevioso tratava das pendengas da aldeia com muita justiça e Avinage curava todos os enfermos.Um dia todos saíram para seus afazeres menos Eleguá que olhou para sua mãe e a viu com maldade desejando-a como mulher , Tobossi não havia percebido até que ele investiu sobre ela . Tobossi apavorada por nenhum dos seus outros filhos estarem em casa para defende-la começou a correr em direção ao penhasco e atirou-se pois preferira morrer a ter que ceder as investidas incestuosas do filho.
Ao se atirar do penhasco seus seios se rasgaram e deles formou-se um infinito mar e ela pois se a chorar formando o oceano e é por isso que as águas do mar são salgadas pois são as lagrimas de Tobossi.Togun sabendo do acontecido colocou seu irmão para fora de casa e o condenou a morar nas estradas para toda a eternidade.e por esse motivo Elegua tem pavor de água




Características do filho de Tobossi

É imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia), são voluntariosos, fortes, rigorosos, protetores, altivos e, algumas vezes, impetuosos e arrogantes; têm o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem possuírem a vaidade de Azirí, gostam do luxo, das fazendas azuis e vistosas, das jóias caras. Elas têm tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem um tal fausto.

As filhas de Tobossi são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (Avinage). Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas.

São pessoas muito voluntariosas e que tomam os problemas dos outros como se fossem seus. São pessoas fortes, rigorosas e decididas. Gostam de viver em ambientes confortáveis com certo luxo e requinte. Esses filhos põe a prova as suas amizades, que tratam com um carinho maternal, mas são incapazes de guardar um segredo, por isso não merecem total confiança. Eles costumam exagerar em suas verdades (para dizer que não mentem) e fazem uso de chantagens emocionais e afetivas. São pessoas que dão grande impotância aos seus filhos, mantèm com eles os conceitos de respeito e hierarquia sempre muito claros.

Sempre nas grandes famílias, há um filho de Tobossi, pronto a se envolver com os problemas de todos, pois gosta tanto disso que pode se revelar um excelente psicólogo, fisicamente, os filhos de Tobossi tendem a obesidade, ou a uma certa desarmonia no corpo. As mulheres, por exemplo, acabam ficando com os seios caídos e as nadegas contidas e preferem os cabelos compridos. São extrovertidos e sempre sabem de tudo (mesmo que não saibam).

0 comentários: