quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Bara


,





CLASSIFICAÇÃO





DIA: Segunda-feira.

DATA: Todos os dias são de Bara

METAL: Não tem, sua matéria é a terra em seu estado de pureza.

CORES: Preto (ou seja, a fusão das cores primárias) e vermelho.

COMIDAS: Farofa de azeite-de-dendê, ekó (acaçá), carne mal passada.

SÍMBOLOS: Ogó de forma fálica, falo ereto.

ELEMENTOS: Terra e fogo.

REGIÃO DA ÁFRICA: Exu é universal.

PEDRAS Rubi e Granada.

FOLHAS Folha de fogo, coração-de-negro,aroeira vermelha, figueira brava, bredo, urtiga.

ODU QUE REGE Okaran e Owarín.


DOMÍNIOS Sexo, magia, união, poder e transformação.

SAUDAÇÃO: MOJUBA

DARAZAN




eleguá ficava em todas as encruzilhadas escutando tudo que falavam e vendo tudo que faziam com isso soube e viu todos os feitiços que La fizeram e colocaram. Um dia osun perguntou a eleguá se ele poderia lhe ensinar alguns feitiços e ele mais que depressa perguntou a osun o que ele ganharia com isso. Osun muito esperta disse que daria qualquer coisa a eleguá, ele então disse que queria ser reverenciado nos candomblés . Ela aceitou e eleguá ensinou todos seus feitiços . Um dia houve uma festa no reino de olissà ,eleguá então se arrumou todo com suas cabaças seus buzios e seu ogó e foi para festa que chegando lá foi barrado por olissà
Que disse não deichar ele entrar por ser perverso e arruaceiro e só sabia zombar e caçoar das pessoas eleguá então enfurecido e tomado de ódio joga um feitiço e faz com que osun esqueça todos os feitiços que tinha dado a ela . Quando osun chega a casa de eleguá para lhe reclamar o porque não se lembrava de feitiço algum eleguá então disse a ela que não cumprira com sua palavra e que assim como existiam 16 voduns que deveria existir 16 baras , um para cada vodun, e que deveriam ser reverenciados antes de qualquer vodun, ela então vai até a casa de seu pai olissá para falar por ele, que de imediato foi contra osun . Ela muito astuta conseguiu convencer seu pai a deixar que eleguá fosse o primeiro a dançar pois assim limparia os vidros e os espinhos que estivessem no chão e ficasse no portão para que não houvesse confusão . E osun pediu a sango que com seu oxé encantado quebrasse um cristal de rocha em dezesseis partes iguais . Pois assim como cada vodun tem o seu otá cada bara teria que ter seu otá também .




Características dos filhos de BARA



Os filhos de Bara são alegres, sorridentes, estão sempre de bem com a vida, são ambiciosos, extrovertidos, espertos, inteligentes, atentos. Sabem como ninguém ser sociáveis e diplomáticos, pois conhecem o valor de uma boa amizade, fazem questão de manter o maior número possível de amigos.

Rapidamente, os filhos de Bara tornam-se pessoas populares, amadas por uns, odiadas por outros. Extremamente dinâmicos, os filhos desse vodun não se desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais cedo ou mais tarde, acabam mudando a seu favor.

Pessoas com impressionante facilidade de comunicação, boa lábia, com charme conseguem tudo o que querem. Irônicas e perigosas, costumam manter uma vida sexual bastante agitada, sem pudores. São pessoas extremamente rápidas, que não pensam: fazem.

Os filhos de Bara possuem facilidade impressionante para entrar e sair de confusões, são do tipo que arma a bagunça, sai ileso e ainda se diverte com as conseqüências. Esquecem fácil as ofensas, não guardam rancor, mas não perdem a oportunidade de se vingar. Gostam da rua, das festas e das conversa intermináveis, comportamento próprio de um vodun que é só alegria.
Gostam de comer comidas apimentadas e são fartos.

0 comentários: